Olá frentista campeão! Seja bem vindo ao nosso blog, aqui você encontra informações relevantes para você abastecer o seu conhecimento.

Além do nosso blog, estamos presente no Youtube com muitos vídeos falando sobre treinamento para frentistas, dicas de atendimento, treinamento para postos de gasolina, técnicas de vendas para frentistas e muita informação para você que está iniciando sua carreira no posto.

Esse é o link do nosso canal no Youtube para você conhecer: CLIQUE AQUI. Você também deve conhecer o nosso MANUAL DO FRENTISTA, um material simples e objetivo mas que vai te ajudar a entender a operação de um posto de combustíveis.

Manual do Frentista

A escola do Frentista foi criada para atender as necessidades da revenda de combustíveis, em um mercado cada vez mais competitivo, ter um atendimento de qualidade não é mais um diferencial, fidelizar e encantar o cliente é o grande desafio dos postos.

Acreditamos que treinamento para frentistas é o ponto chave para a satisfação dos clientes e melhores resultados financeiros para um posto de serviços. Nosso objetivo é levar uma informação simples e prática para quem trabalha ou pretende trabalhar em postos.

Em nossos treinamentos para postos de gasolina abordamos vários temas como: vendas de produtos e serviços na pista, liderança, motivação no trabalho, procedimentos de segurança, sempre com foco em resultado para o revendedor e para os frentistas.

TREINAMENTOS REALIZADOS NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

POSTO TRÓPICOS/SUMARÉ

treinamento para posto de gasolina

GRUPO RODOCAMP/CAMPINAS

treinamento para posto de gasolina

GRUPO RZD/MANAUS

 

RR AUTO POSTO/ BOA VISTA

Vou aproveitar e te dar 3 dicas para um bom atendimento na pista de abastecimento.

 

BOA APRESENTAÇÃO PESSOAL

Era uma vez o frentista! Agora somos vendedores de pista, e um bom vendedor se preocupa com a sua aparência, quando recebemos visitas em casa, gostamos de recepcionar as pessoas com uma aparência agradável não é mesmo? No posto não é diferente, devemos estar sempre alinhados para receber bem o nosso cliente e causar uma boa impressão. E sinceramente falando, teremos apenas uma única chance de causar essa boa impressão.

Quando você vai a uma loja comprar um smartphone, uma tv ou uma geladeira, você encontra esse vendedor todo mal arrumado e barba por fazer?  Acredito que não! E porque no posto deveria ser diferente? Lembra que somos VENDEDORES?

É fundamental ter uma aparência agradável no posto, isso passa uma imagem de transparência e qualidade na prestação de serviços, afinal de contas você é a imagem da empresa onde trabalha.

Segue algumas dicas para você estar sempre “LINDÃO” na pista:

-Procure estar sempre com roupas limpas e bem passadas.

-Sapatos bem engraxados é item essencial.

-Barba/cabelos devem estar sempre bem aparados.

-Se no posto for obrigatório usar o crachá, não se esqueça dele.

-Evite adornos ou jóias para não ter o risco de enroscar em algum equipamento.

-Para as mulheres recomendamos uma maquiagem discreta, a ideia não é chamar a atenção.

 E não se esqueça do sorriso no rosto, ele abre portas para você.

POSTURA PROFISSIONAL

Quando se fala em postura profissional no posto de gasolina, logo imaginamos que devemos ficar iguais aqueles soldados de Londres. Muito pelo contrário, a ideia é estar bem posicionado na pista para recepcionar bem o cliente. Cuidado com sua postura, evite comer na pista, ficar escorado nas bombas, sentados no chão e de costas para entrada do posto, isso passa uma imagem de desorganização e desleixo para o cliente.

Algo que atrapalha muito o atendimento na pista são as “rodinhas”. Não estou dizendo que você não possa conversar com o colega de trabalho, mas a prioridade é o atendimento ao cliente. Já presenciei situações onde o cliente ficou alguns minutos esperando na bomba para ser atendido e os colegas frentistas estavam em um papo acalorado sobre futebol.

Infelizmente esse cliente ligou o carro e foi embora. Na verdade, não foi o cliente que foi embora e sim nosso emprego, pense nisso…

Esteja sempre bem posicionado na pista, percebeu o carro entrando no posto, já erga o braço sinalizando para o cliente em qual bomba ele deve parar. Recepcione o cliente desejando boas vindas como:

– Olá BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE seja bem-vindo ao posto X, vamos aproveitar e completar o tanque?

Atenda sempre com cortesia e educação, não esqueça daquele sorriso no rosto. Finalizando atendimento é hora de se despedir, diga para o seu cliente:

-Muito obrigado volte sempre, foi um prazer em atende-lo, precisando de qualquer coisa aqui no posto, meu nome é Fernando. Esses são diferenciais que fará de você um frentista campeão!

 

TÉCNICAS DE VENDAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Você quer ser um frentista campeão de vendas? Então vem comigo, tenho dicas simples que vão mudar a sua forma de vender no posto.

Existem várias possibilidades de vendas na pista, mas para começar com o pé direito é preciso conhecer muito bem os produtos que estamos vendendo e também as necessidades do cliente.

Ter um conhecimento pleno sobre os produtos nos ajudará a indicar a solução correta para o cliente e também responder a qualquer dúvida que ele possa ter.

Vamos APROVEITAR o preço e completar o tanque? Essa deve ser sua abordagem em todos os atendimentos. Se for gasolina ofereça sempre a ADITIVADA, além dela trazer uma rentabilidade melhor para o posto, você pode ganhar comissões.

Durante o abastecimento você tem a oportunidade de oferecer o melhor para o seu cliente, sempre ofereça a prestação de serviços; essa estratégia lhe possibilitará oportunidades de vendas.

Fale dessa forma para o cliente:

– Senhor, enquanto abastecemos, para sua SEGURANÇA, abra o capô para verificarmos as condições de fluidos e o lubrificante.

Quando falamos em SEGURANÇA, isso afeta a decisão de compra do seu cliente, verifique as condições do óleo lubrificante, caso você identifique a necessidade da troca de óleo, seja transparente e informe seu cliente, diga que o serviço é bem rápido, em torno de 30 minutos ele sai com óleo e filtros novinhos. Isso garantirá a vida útil do seu motor.

Verifique a água e fluídos do radiador,calibre os pneus, lave os para-brisas, retire a sacolinha do lixo e ofereça uma nova para o cliente.

Não espere por dias chuvosos para vender palhetas, literalmente “faça chover” na pista, ofereça a lavagem dos para-brisas e aproveite e olhe as condições da borracha da palheta, havendo a necessidade de troca informe e mostre o produto desgastado para o cliente.

Efetuou a venda da palheta? Ótimo parabéns! Porque não aproveitar e oferecer o detergente para a limpeza do para-brisas? Chamamos isso de venda casada, isso aumenta o TICKET MÉDIO e traz um resultado financeiro melhor para o posto.

 

Com essas dicas simples você irá trilhar um caminho de sucesso nessa profissão de frentista.

Um forte abraço.